domingo, 18 de abril de 2010

INFORMÁTICA NA RADIOLOGIA
Dheneffer Pais Berger*
Jaqueline Evangelista Santos *

RESUMO

Na radiologia a informática é uma das grandes tendências modernas que estão ocorrendo dentro das organizações clínicas. Se levarmos isso a um ponto um pouco mais sofisticado hoje em dia, também os equipamentos de análise de sinais, como eletrocardiografia, ou de imagens, como ultrassom, tomografia etc., podem ser integrados à rede hospitalar através de um sistema denominado PACS, que em inglês significa Picture Archiving and Communication System, ou sistema de arquivamento e comunicação de imagens. É um sistema utilizado para arquivar dados do paciente e auxilia na comunicação dentro do próprio hospital, de uma forma normalizada possibilitando que as informações dos pacientes e suas respectivas imagens digitalizadas e, armazenadas em mídia eletrônica sejam compartilhadas e visualizadas em monitores de alta resolução, distribuídos em locais fisicamente distintos.

PALAVRAS CHAVES: Imagem, dados, pacientes, informática.

INTRODUÇÃO

Através do uso de revistas e da internet, foi realizada uma pesquisa sobre a influência da informática na área da radiologia. A informática vem facilitando a vida dos profissionais da área da saúde em geral, e na radiologia não é diferente. O diagnóstico por imagem combina muito bem com essa ferramenta virtual, tanto na web quanto no software mais simples que um computador pode oferecer na área radiológica e vem auxiliando na formação das imagens até no arquivamento das mesmas, causando impacto para os indivíduos que dependem desta tecnologia que está em constante evolução e precisam estar atentos as atualizações dos sistemas pra cada vez mais integrar e facilitar a comunicação entre clinicas , hospitais e pacientes.

1. PACS

Historicamente a primeira aplicação de um sistema disponível através de todo o hospital, em que a informação, no caso informação de imagem, pode ser gerada digitalmente em um único ponto e distribuída para visualização em todo o hospital ou fora dele. O PACS é um sistema de arquivamento e comunicação voltado para o diagnóstico por imagem que permite o pronto acesso, em qualquer setor do hospital ou clínica, de imagens médicas em formato digital (DICOM) (Digital Imaging Communications in Medicice), permite que imagens médicas e informações associadas sejam trocadas entre equipamentos de imagem, computadores e hospitais. Integração dos Sistemas de Informação em Radiologia (RIS - "Radiology Information System") que possui módulos integrados para a administração de pacientes, exames, diagnósticos, laudos, faturamento, estatísticas e administrativas.
É um programa que foi criado com a finalidade de se padronizar as imagens diagnósticas, como, Tomografias, Ressonâncias Magnéticas, Radiografias, Ultrassonografias, sendo caracterizado por quatro subsistemas: aquisição, exibição, disponibilizando e armazenamento de imagens.
Facilitando não só na área da saúde mais também a do paciente com o numero de exames grandes para ser analisados, aqui no Brasil ainda há certa dificuldade para essa tecnologia acontecer. No ano de 2006, um jornal em São Paulo publica sobre o PACS:
“Esta realidade associada ao alto custo de transferência de tecnologias podem ser fatores decisivos na implementação deste tipo de sistema no Brasil que está muito defasado em relação aos Países mais avançados, onde estes sistemas operam a mais de 10 anos.”
Em um PACS, um sistema de disponibilização de imagens é necessário para transferir as imagens do local de aquisição, ou do sistema de armazenamento, para a estação de visibilização. A implantação de um Sistema PACS nos Serviços de Radiologia provoca profundas modificações nas relações de trabalho médico e não médico.

2. ACESSANDO INFORMAÇÕES NA WEB

A vinculação dos laudos e das imagens é feita em tempo de execução pelo sistema da “web”. Durante o processo de consulta de laudos via "web", uma janela com uma interface amigável é aberta para o médico que deseja visualizar os exames de um determinado paciente, solicitando seu nome de usuário e senha para o acesso. O sistema oferece ao usuário algumas opções, e dentre estas a consulta de laudo eletrônico. Selecionando esta opção, abre-se uma nova janela em que o usuário pode informar o número de registro de um paciente específico ou solicitar a recuperação de todos os exames de uma determinada modalidade, dentro de um determinado período de tempo. Uma vez selecionado o paciente e o exame que se deseja visualizar, abre-se uma nova janela com o laudo do exame e as informações sobre os profissionais que participaram da sua elaboração. Neste momento, o sistema faz a vinculação com o RIS/PACS e verifica na base de dados do CTN se há imagens "on-line" para esse exame. Caso a resposta seja positiva, exibe-se um botão na parte inferior da janela do laudo indicando que há imagens que podem ser visualizadas. Quando o usuário "clica" neste botão, o sistema cria uma estrutura de "loop" para recuperar todas as imagens referentes ao exame selecionado e abre uma nova janela iniciando um "applet" Java para a visualização das imagens DICOM. Este "applet" Java, denominado "Dicom viewer", é um "software open-source" desenvolvido e disponibilizado pelo Nagoya Institute of Technology, Iwata Laboratory, Japão, com o objetivo de fazer a visualização de imagens DICOM a partir de um "web browser".


3. ANEXOS

Figura 1 Equipamentos que compõem o PACS




4. CONCLUSÂO

A informática tem auxiliado, de uma forma geral, na radiologia com softwares de armazenamento de imagens, e de comunicação entre os hospitais/ clínicas e os pacientes. O que facilita o acesso dos médicos aos históricos de exames dos pacientes, e aos resultados.
Quando essas informações são disponibilizadas na internet, os estabelecimentos clínicos entregam aos pacientes uma senha e uma identificação de usuário, para que ele possa acessar os resultados dos exames com mais comodidade, sem a necessidade de deslocar-se até a clínica ou hospital para pegar o exame e receber do médico o resultado, economizando tempo e espaço, pois não terá que guardar tais exames em casa, pois os mesmos estão arquivados na clínica e com fácil acesso na internet.

5. REFERÊNCIAS

• http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_informaticaTC.htm, acessado dia 29/03/2010
• http://www.tecnologiaradiologic.com/materia_pacs.htm, acessado dia 29/03/2010
• http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-39842005000100009&script=sci_arttext, acessado dia 06/04/2010
• http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=3494, acessado dia 10/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário