domingo, 18 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NO CURSO

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NO CURSO
DE RADIOLOGIA

Darling da Silva Prestes Pissinini1
Drizieli dos Santos2
Géssica Ribeiro3
Natacha Zorzan4

RESUMO
A literatura tem mostrado que habilidades mínimas em utilização dos recursos de Tecnologias de informação (TI) são fundamentais para administradores e profissionais diversos. Com a internet, estabelecem-se novos marcos econômicos em relação à competitividade e sobrevivência. Habilidades individuais em TI passam por pressões à reformulação, no sentido de se tornarem adequadas e criativamente utilizadas e, de possibilitarem ativa geração e exploração de novas fontes e ferramentas de informação, não apenas sua recepção e processamento.

PALAVRAS-CHAVE : Informática. Radiologia. Tecnologia.

ABSTRAT
Literature review shows minimum ability levels of Information Technology resources in use are currently to administrators and to professionals overall. As effective as Internet may be, new milestones for economic competition and company survival are being created. It is thus required that individual It abilities are continuously reformulated to be adequately and creatively used, and new information sources and tools actively generated, rather than passively adopted.

1 INTRODUÇÃO
Atualmente, é difícil apontar uma profissão que possa prescindir da informática. Assim é fundamental que haja uma familiarização desses recursos tecnológicos pelos acadêmicos dos cursos de graduação, possibilitando que no futuro profissional, possa otimizar ao máximo a utilização dos mesmos no desenvolvimento de seu campo de atuação.
A informática na radiologia enfatiza a busca, armazenamento, manipulação e distribuição de dados, para o suporte da prática, administração, educação e pesquisa nesta área.
Desta forma o processo educacional de radiologia deve contemplar a capacitação dos graduandos para atuarem nesse contexto sócio, econômico e cultural tendo em vista uma sociedade do conhecimento, onde quem não o detém não pode sobreviver no mercado de trabalho. Para tanto a informática na radiologia torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento da profissão.
O ensino de informática na radiologia, no entanto, não deve restringir-se a cursos que objetivam ensinar aos alunos, somente, utilizarem o computador, mas sim um instrumento em sala de aula, facilitador/potencializador do processo ensino aprendizagem.
Assim neste estudo buscou-se enfatizar a importância da tecnologia da informática no curso de graduação em radiologia relacionado ao conhecimento e habilidades de informática para melhor entendermos sua importância nessa profissão.
Como objetivo este estudo vem ressaltar a importância da informática no curso de radiologia.
Este estudo foi baseado em pesquisas bibliográficas.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
Estamos convivendo com um processo de grande mudança quantitativa e qualitativa no modo de vida e na cultura da sociedade.
A informação e a tecnologia são forças propulsoras destas modificações representando uma mudança de paradigma (DRUCKER, 1996). Esta revolução tecnológica, em andamento, relaciona-se às tecnologias de manipulação de informação por meio de recursos informatizados, levando a humanidade à denominada “Sociedade da informação” na entrada do terceiro milênio.
Hoje o contexto econômico exige produtividade e inovação no trabalho que são resultados da aplicação do conhecimento e da informação, isto é, o homem deve estar preparado para saber como alocar conhecimento e informação utilizando a informática como síntese na produção (DRUCKER, 1996).
Tais reflexões tornam-se cada vez mais necessárias para a compreensão dos recursos de informática como um meio de acessar, analisar e relacionar informações de forma a facilitar o desenvolvimento das mais diversas atividades, rápida e eficientemente, e não como um fim em si mesma.
O mundo passa hoje por mudanças drásticas e aceleradas, provavelmente a mais profunda já sofrida pela humanidade. Calcula-se que a humanidade dobrou o conhecimento humano nos últimos cinco anos. Isto surpreende cada dia para o cidadão comum e cria dificuldades para os profissionais de todas as áreas, que deverão estar constantemente correndo atrás da difícil atualização.
A adaptabilidade implica a expansão e a maturação de todas as potencialidades de uma pessoa, é uma necessidade da sociedade, que os profissionais estejam sempre se adaptando as exigências do mercado de trabalho. Na sociedade da informação e do conhecimento, é cada vez mais necessário que os profissionais de diversas áreas estejam procurando melhorar seus conhecimentos em informática, quem não souber operar com computadores e principalmente navegar na internet, terá dificuldades na vida profissional.

3 DISCUSSÃO E ANÁLISE
3.1 PRINCIPAIS CONCEITOS, HABILIDADES E CAPACIDADES INTELECTUAIS EM TI
De acordo com o Conselho de Pesquisa dos Estados Unidos (NCR – National Research Council) em 1999, o indivíduo com habilidade em TI deve ter: “a capacidade de reformular o conhecimento, expressar-se criativa e apropriadamente, e de produzir e gerar informação, em vez de simplesmente compreendê-la”. Portanto, o indivíduo hábil em TI deverá conhecê-la de forma ampla o suficiente para aplicá-la produtivamente no trabalho e no dia-a-dia; reconhecer quando a TI o ajuda ou o impede de atingir um objetivo e, adaptar-se continuamente às mudanças e avanços da TI.
O NCR (1999) ainda estabelece três dimensões para as habilidades: a habilidade em TI é pessoal, no sentido em que o indivíduo avalia, distingue, aprende e usa a TI de forma apropriada para suas atividades pessoais e profissionais; a habilidade em TI é graduada, isto é, pode ser caracterizada por níveis de sofisticação. Não se trata de ser hábil ou não, mas de ter a habilidade de acordo com a classificação graduada e, finalmente, a habilidade em TI é dinâmica, para que se possa acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas.
Com esta preocupação, o NCR (1999) estabeleceu o padrão de habilidades e conceitos em TI, dividido em três dimensões, conforme Tabela 1:

3.2 TABELA DE CONCEITOS,HABILIDADES E CAPACIDADES EM TI
ITENS
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
HABILIDADES CONTEMPORÂNEAS
CAPACIDADES INTELECTUAIS
1
Computadores
Preparar um computador pessoal para uso próprio
Envolver-se em raciocínio sustentado
2
Sistemas de Informação
Usar as funções básicas do sistema operacional
Administrar a complexidade
3
Redes
Usar um processador de texto
Testar soluções
4
Representação digital da informação
Usar pacotes gráficos e de apresentação
Administrar as falhas dos sistemas
5
Organização da informação
Conectar um computador a uma rede
Organizar estruturas de informação e avaliar a informação
6
Modelagem e abstração
Usar a internet para encontrar informação e recursos
Trabalhar em equipe
7
Estrutura de algoritmos e programação
Usar o computador para comunicação eletrônica
Comunicar-se de forma eficiente e adequada
8
Universalidade
Usar planilhas eletrônicas
Prever resultados não pretendidos

9
Limitações da TI
Usar um sistema de banco de dados para organizar e acessar informações úteis
Prever mudanças tecnológicas
10
Impacto social da TI
Usar materiais instrutivos para aprender usar aplicativos novos
Abstrair os princípios da TI
Tabela 1: Fonte: National Research Council (1999)




3.3 A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E DA INFORMÁTICA NA RADIOLOGIA
Essa foi a primeira imagem5 de raios X da história feita por Wihelm Conrad Rontgen em novembro de 1895.
Hoje com o atual desenvolvimento da tecnologia na radiologia médica, vemos o profissional das técnicas radiológicas inserido nesse contexto de forma ampla e com um forte desafio de provar competência e habilidades para tratar com os novos equipamentos.
O emprego da tecnologia da informática no trato das imagens radiológicas obriga esse profissional a ter conhecimento tanto na área das técnicas radiológicas quanto na área da informática. E esse conhecimento não para por ai, a cada dia surge novos equipamentos, novos métodos de diagnósticos por imagem, o avanço é quase que mensal, e nós devemos estar preparados para esses novos desafios.
Com o mundo globalizado batendo a nossas portas, hoje podemos ter conhecimento de procedimentos radiológicos realizados em qualquer parte do planeta, métodos desconhecidos ontem, hoje são aplicados em vários serviços de radiologia nas varias partes do mundo.
Os profissionais das Técnicas Radiológicas, não deve e não pode se furtar a acompanhar esse desenvolvimento tecnológico, deve a cada dia se inteirar desse movimento global, não ter medo, assumir essa responsabilidade, participar desse momento.
Com o surgimento de novos procedimentos radiológicos alguns exames estão sendo extintos não usuais, e novos procedimentos estão sendo implantados nos serviços de radiologia, e é esse desenvolvimento que devemos acompanhar, participar, pesquisar, desenvolver, e aplicar em nosso dia a dia.
O Brasil desponta como um dos maiores mercado consumidor dessa nova tecnologia médica, e é nesse meio de alta tecnologia que atuamos, temos que aproveitar esse momento, e nos comprometer com esse desenvolvimento e a aplicação dessa alta tecnologia para o bem as saúde da população.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante destacar que a inclusão da informática no ensino poderá possibilitar a individualização do ensino e o repensar a natureza da aprendizagem, por dissolver a distinção entre educação formal e informal, devido a democratização da informação, abrindo novas oportunidades para todos que querem e podem ensinar e aprender. Assim, os recursos da informática abrem novas perspectivas na educação para o curso de Radiologia.

5 REFERÊNCIAS

PERES, HHC ET AL. Estudo exploratório sobre a utilização dos recursos de informática por alunos do curso de graduação em enfermagem. Ver Esc Enf USP, v.35, n. 1, p. 88-94, mar. 2001.

Journal of Information Systems and Technology Management. Vol. 3, n. 2, 2006, p. 163-192. ISSN on line: 1807-1775

Faculdade Montes Belos: http://www.fmb.edu.br/ler_artigo.php?artigo=38 20/03/10

Higino Ferreira Filho/Sociedade de Radiologia da Paraíba: http://www.srpb.org.br/novo/noticias.php?id=4796&cat=3 20/03/10

DRUCKER, PF. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira. 1996.

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